LEC | The Compliance Community | Workshop de Investigações Internas de Compliance
Fale com a Lec

11 3259 2837
contato@lec.com.br

Data

Próxima turma: Sábado - dia 09/05/2020

Horário

Sábado: 08h45 às 17h45

Carga Horária

8 horas

Local

Sede LEC
Av. Paulista, 1274 - 12º andar, conj. 32 - Ed. Asahi
Bela Vista - São Paulo / SP

Investimento
  • R$ 990,00, em até 12 vezes, sem juros de R$ 82,50
  • Faturamos para empresas Públicas e Privadas
Está com Dúvidas?

Receba um contato de um especialista

Receba um contato
Workshop de Investigações Internas de Compliance

Um dos melhores Workshops do Congresso Internacional de Compliance, na opinião dos visitantes, agora disponível também da sede da LEC, em São Paulo, em uma versão aprofundada, com 8hs de duração.

Através deste workshop, os participantes entenderão as fontes das investigações internas, além do canal de denúncia; a importância da realização das investigações internas e os riscos para as instituições e os seus gestores, caso as investigações internas não sejam iniciadas ou conduzidas de forma adequada. Serão também apresentadas as correlações das investigações internas e os demais pilares de um Programa de Compliance, incluindo a analise dos principais temas abordados pelo DOJ no “Evaluation of a Corporate Compliance Program”. Ainda, serão abordadas as principais etapas de uma investigação interna, como deve ser efetuado o reporte dos trabalhos de investigação, bem como a preservação de documentos e os trabalhos de due diligence e forenses. Após a apresentação dos principais conceitos relativos às investigações internas baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais de compliance, serão analisados alguns casos práticos para possibilitar os participantes  elaborarem o “planning memo”, conduzirem entrevistas e aplicarem, se necessário, as medidas de remediação.

POR QUE SE INSCREVER:

Domine as técnicas para conduzir investigações internas de compliance e alcançar resultados efetivos, contando com a abordagem prática que somente a LEC oferece. 

  • Uma peça chave no seu programa de compliance

A investigação de compliance é um componente fundamental para o sucesso do programa de compliance. Além de atender as exigências da Lei Anticorrupção, sua adequada condução pode evitar a aplicação de multas vultuosas pelos órgãos de controle, nacionais e internacionais.

  • O passo a passo de uma investigação interna

Entenda as etapas da condução eficiente de uma investigação interna de compliance, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Aprenda na prática e leve estes ensinamentos para o seu dia a dia.

  • Elabore corretamente os seu planning memo

Tarefa que pode parecer simples a princípio, a elaboração do planning memo reserva aspectos importantes que podem importar no sucesso ou insucesso de todo o trabalho realizado durante a investigação. Saiba como faze-lo.

  • Preservação de documentos e trabalhos forenses

Pouco adianta conduzir investigações internas de compliance se as provas alcançadas não forem devidamente documentas e preservadas, até mesmo para eventual apresentação em juízo, caso o assunto se torne litigioso. Neste tema, todo cuidado é pouco.

  • Realização das entrevistas

Ao contrário do que muita gente pensa, a condução de entrevistas durante o processo de investigação não se parece, nem ao longe, com aquelas que encontramos nos filmes e séries de TV. Na vida real, as técnicas de entrevista precisam ser bem aplicadas e os limites legais respeitados.

  • Apresentação dos resultados

Para coroar o trabalho conduzido durante uma boa investigação, a elaboração do report deve ser feita com bastante cuidado. Ele será um dos principais elementos a serem considerados pela alta administração, ao decidir sobre eventual punição e medidas de remediação a serem aplicadas.

PÚBLICO-ALVO

• Advogados
• Profissionais de Compliance
• Auditoria
• Recursos Humanos

OBSERVAÇÕES

• Realização sujeita a número mínimo de participantes. Para compras de passagem e hospedagem, pedimos a gentileza de aguardar a confirmação do curso.
* Almoço e estacionamento não inclusos

1. Importância de uma investigação interna;

2. Relação da investigação interna com os outros Pilares de Compliance;

3. Etapas de uma condução efetiva;

4. Elaboração de planning Memo;

5. Preservação de documentos e trabalhos forenses;

6. Análise documental/transacional/due diligence;

7. Realização das entrevistas;

8. Reporte;

9. Medidas de remediação

 

Alessandra Gonsales  | Coordenadora

Alessandra Gonsales | Coordenadora

É sócia do GCCA – Gonsales & Cho Advogados Associados e da LEC

É especialista na implantação de programas de Compliance Anticorrupção, de Lavagem de dinheiro e de Proteção de Dados.

Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Empresarial e mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Suas pesquisas foram conduzidas na Universidade de Harvard (EUA).

É coordenadora de cursos da  LEC – Legal, Ethics and Compliance, além de palestrante, conferencista e escritora de artigos para imprensa local e internacional. É autora e coordenadora do livro “Compliance - A Nova Regra do Jogo” (LEC, 2016), além de ter participado dos livros “Compliance na Saúde: presente e futuro de um mercado em busca da auto-regulamentação” (Criarmed, 2016) , “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” (Juspodivm, 2017), "Manual de Compliance ("Lec, 2018"). Ainda, contribuiu para os e-books editados pela LEC - Diretrizes do Compliance Financeiro e Compliance na América Latina.

Prêmios Relevantes

• Nomeação de Melhor Advogada de Compliance para escritórios full por 2 anos consecutivos pela Revista Análise 500 (2018 e 2019)

• Eleita pelos profissionais da área de Compliance entre as 5 advogados mais admirados - COMPLIANCE ON TOP

Luciana Silveira

Luciana Silveira

Líder experiente na estruturação e gerenciamento de programas de compliance com histórico de trabalho na indústria de metalurgia e mineração, e escritórios de advocacia. Como consultora externa, apoiou empresas de médio e grande porte na implementação de programas de compliance, condução de investigações internas e auditorias por desvios de conduta, realização de due diligence de terceiros e avaliação de conformidade com a Lei da Empresa Limpa (Lei 12.846/2013), o US Foreign Corrupt Practices Act e o UK Bribery Act. Como profissional in-house é responsável pela implementação e gerenciamento do programa de compliance global da CBMM (Brasil, EUA, Holanda, Suíça e Cingapura), gestão de consultas para cumprimento de políticas internas de compliance, supervisão da Linha Confidencial e condução de investigações internas complexas, aplicação de treinamentos no Brasil e no exterior, bem como representante do Departamento de Compliance e coordenador do Comitê de Ética e Conduta da CBMM. Antes de atuar com compliance, Luciana assessorou empresas brasileiras e estrangeiras em assuntos regulatórios e estratégicos de comércio internacional, como investigações de defesa comercial, acesso a mercados e disputas multilaterais na Organização Mundial do Comércio. Luciana possui expertise em compliance corporativo, direito do comércio internacional e relações econômicas internacionais. Profissional capacitada com doutorado sobre os impactos das leis anticorrupção no comércio internacional.

Daniele Penhã

Daniele Penhã

•Graduada em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa/Devry University (BA, 2006).

•Mestrado em Ciências Criminológico-Forenses pela UCES (Buenos Aires, 2014).

•Pós Graduação em Ciências Criminais pela UFBA (SP, 2010).

•Especialista em entrevistas forenses e criminal profiling;

•Gerente sênior na área de Forensics & Integrity da EY.

•Experiência anterior em Segurança Pública (Administração Penitenciária e Coordenação de Operações Especiais PC-BA)e no corporativo nas áreas de Compliance e Investigações.

•Realizou projetos na Argentina, Angola, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai.

Catarina Rattes

Catarina Rattes

Advogada sênior na área de Anticorrupção, Compliance e Investigações do escritório KLA – Koury Lopes Advogados. Especialista em Governança Corporativa (IBGC/SP, 2015). Pós Graduada em Direito Societário e Mercado de Capitais (IBMEC/RJ, 2012-2014). Graduada em Direito pela Universidade Federal de do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006-2010). Antes de integrar a equipe do KLA, atuou em uma Big Four como consultora sênior da área de Compliance e Investigação de Fraudes, atuando principalmente em projetos de implementação, atualização e revisão de programas de compliance, avaliação de riscos (risk assessments), due diligences anticorrupção e auditoria de terceiros, realizando atividades de análise documental, background checks de integridade, entrevistas, análise, seleção e realização de testes de transação, tendo prestado serviços para grandes empresas nacionais e multinacionais e para escritórios de advocacia. Na área de Anticorrupção, Compliance & Investigação do KLA, Catarina assessora os clientes em projetos de avaliação de riscos, investigações, due diligences, revisão de políticas e procedimentos, investigações internas de anticorrupção/antifraude e implementação ou revisão de programas de compliance

Os workshops da LEC são imperdíveis. Os instrutores contratados são profissionais muito experientes e isso faz toda a diferença, pois torna o workshop produtivo, agregando conhecimento teórico e prática.
Raquel Barcelos
Raquel Barcelos
Gerente Jurídica e de Compliance na Localiza
O evento foi de grande utilidade para o aprendizado e troca de experiências sobre o tema, com a participação de profissionais renomados na área. Gostaria de parabenizar a LEC pelo pioneirismo e por ter realizado o evento no Rio de Janeiro.
Celso Viana
Celso Viana
Coordenador Jurídico e de Compliance na Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda
Todos os eventos promovidos pela LEC têm sido muito importantes para contribuir no fortalecimento dos meus conhecimentos relacionados à GRC (Governança, Riscos e Compliance), além de proporcionar troca de ideias com profissionais experientes e de alto nível, dos mais variados segmentos, ampliando consequentemente meu networking. Neste workshop de investigações de compliance, tive a oportunidade de me atualizar em relação às melhores práticas de investigações internas, principalmente para evitar riscos relevantes e perdas financeiras decorrentes de multas, fraudes etc. Parabenizo mais uma vez essa iniciativa da LEC com a realização de mais um WorKshop com tema de extrema relevância no cenário atual.
Valmir Fernandez
Valmir Fernandez
Gerente de Auditoria baseada em Riscos na Yamaha Motors do Brasil
Este foi o primeiro curso que participei pela LEC. Realmente surpreendeu em todos os aspectos. A atualidade do conteúdo, além do conhecimento especializado e a didática dos Instrutores foram o grande diferencial do curso. Não posso deixar de ressaltar a alta qualidade no atendimento durante o registro e a infraestrutura apresentada pela instituição. Toda a experiência foi marcante. Obrigado a todos.
Luiz Fernando da Costa Palaio
Luiz Fernando da Costa Palaio
Especialista em Compliance - Braskem S/A
O Workshop de Investigações Internas trouxe um conteúdo interessante e inovador. Os palestrantes/professores, extremamente qualificados, apresentaram temas atuais e instigaram discussões altamente enriquecedoras em sala de aula. Que venham outros!
Ana Cristina Chamon G. Jayme
Ana Cristina Chamon G. Jayme
Gerente de Compliance HEINEKEN Brasil
Participar do Workshop de Investigações Internas de Compliance na LEC foi muito importante, os professores são ótimos e os conteúdos relevantes, certamente esta oportunidade nos possibilitou profissionalizar ainda mais o nosso trabalho, qualificando e aprimorando os processos de investigações internas. Muito bom!!
Fabio Teixeira
Fabio Teixeira
Consultor de Regulação & Compliance - Unimed Porto Alegre
"O Curso da LEC me surpreendeu. Qualidade ótima dos profissionais, do material fornecido e a integração do grupo permitiu um bom networking e trocas de experiências sobre o tema."
Daiani Fronza
Daiani Fronza
Profissional de Compliance