LEC | The Compliance Community | Livro: Manual de Compliance | Col. Compliance Mastermind Vol. 1
Fale com a Lec

11 3259 2837
contato@lec.com.br

Data

*Para iniciar a compra, clique em inscreva-se no botão acima

**Envio em até 15 dias úteis

Horário
Carga Horária
Local
Investimento
Está com Dúvidas?

Fale por WhatsApp com um especialista

enviar mensagem
Livro: Manual de Compliance | Col. Compliance Mastermind Vol. 1

Um manual de compliance verdadeiramente prático


Imagine a situação: De um dia para o outro você descobre que, a partir daquele momento, será o responsável pela área de Compliance da sua empresa, com a necessidade de implementar o programa para ontem. Ou, insatisfeito com sua atividade profissional, resolve empreender uma transição de carreira e descobre no Compliance uma excelente oportunidade, mas não sabe, ao certo, por onde começar. Pode parecer uma situação surreal ou desesperadora, não importa. A verdade é que essa é uma realidade cada vez mais presente no ambiente corporativo brasileiro, que aflige desde diretores experientes de áreas já estabelecidas, como Jurídico ou Finanças, até jovens profissionais que acabaram de fazer um curso e tem uma boa base teórica, mas…Compliance é uma atividade prática!

Por isso, esta obra traz toda a experiência dos coautores: 
Alessandra Gonsales
, Alexandre C. Serra, 
Carolina Gazoni
, Daniela Leme, Daniel Sibille
, Felipe Faria
, Gustavo Lucena, 
Marilia Zulini C. Loosli
, Marcelo Zenkner
, Massamitsu Alberto Iko
, Matheus Cunha
, Patrícia Punder
, Rodrigo Pironti


São de décadas e décadas de vivência pratica, obtida por quem atua tanto dentro de empresas, como em consultorias, trazendo um olhar amplo, mas sempre a partir de uma abordagem real do funcionamento da área. Claro, é importante conhecer legislações locais e internacionais pertinentes, metodologias de avaliação de risco, de implementação de controles, de investigações internas, etc. Entretanto, todo esse cabedal teórico, por si só, não vai ajudar na sua missão mais importante naquele momento, diante do que a empresa em que trabalha ou cliente contratado realmente esperam de você: implementar o bendito Programa de Compliance.

Não é uma tarefa fácil, nem simples. Mas, existem ferramentas que podem ajudar profissionais sem grande vivência na área a executar essa missão de forma mais rápida e objetiva. E dentre essas ferramentas, este Manual de Compliance é, muito provavelmente, uma das mais simples, práticas e acessíveis.Neste primeiro volume da coleção Compliance Mastermind, o Manual de Compliance, você terá uma visão prática sobre como implementar um Programa de Compliance Anticorrupção, com um overview do funcionamento das principais legislações internacionais e locais e de como essas atividades estão cada vez mais globalizadas e integradas.

Para ajudar você a colocar o programa de pé, os autores partem da metodologia usada pela LEC em seus cursos, dos nove pilares de Compliance. Cada pilar é tratado em um artigo dedicado, numa abordagem fácil e prática, sobre o que você pode fazer para implementá-los, como um código de conduta, o risk assessment, os treinamentos e comunicações, o canal de denúncias, conquistar o tone at the top, gerir o risco de terceiros e muito mais.A obra foi concebida para ser um material de referência, que centraliza um conjunto de informações e diretrizes nacionais e internacionais que ficam dispersas por aí.

Em seus artigos, os autores incorporam estas diretrizes com o conhecimento de diferentes metodologias e documentos, apresentando-os de forma clara e segura, que permite guiar o leitor na construção de um programa efetivo, considerando as exigências das principais autoridades locais e/ou estrangeiras.Obviamente, não se trata de uma Programa de Compliance “de prateleira” ou de uma preconcebida “receita de bolo” a ser repetida em larga escala. Talvez o principal desafio do leitor seja absorver aos insights propostos pelos autores e, por meio de uma boa metodologia de gestão de projetos, adequá-los à sua realidade e sua necessidade no caso concreto. 

Boa leitura!


Matheus Cunha e Márcio El Kalay


Organizadores