LEC | The Compliance Community | Curso de Licitações e Contratos Públicos com Ênfase em Governança, Riscos e Compliance (GRC) | Turma 1
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Data

Início: 27/05/2024
Aulas: Segundas e Quartas

Horário

Aulas ao Vivo | 19h às 21h45
2x aulas de 1h15
+ intervalo de 15 min

Carga Horária
  • 35 horas ao vivo
  • 20 horas em videoaulas
Local
  • Aulas ao vivo
  • Conteúdos on demand disponível por 12 meses na plataforma do aluno
Investimento

R$ 2.970,00 à vista ou em até 12x sem juros de R$ R$ 247,50.

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Curso de Licitações e Contratos Públicos com Ênfase em Governança, Riscos e Compliance (GRC) | Turma 1

Sobre o curso

Descubra como o Curso de Licitações e Contratos Públicos com Ênfase em Governança, Riscos e Compliance (GRC) da LEC pode impulsionar sua carreira!

Este curso foi projetado para impulsionar a expertise tanto de Agentes Públicos quanto de Profissionais da Iniciativa Privada, oferecendo uma abordagem abrangente e atualizada para enfrentar os desafios legislativos em constante evolução. Aprenda as mais recentes estratégias e ferramentas para fortalecer a prevenção e combater desvios, fraudes e corrupção nos contratos públicos.

Desenvolva habilidades práticas e aplique seus conhecimentos adquiridos diretamente em suas atividades profissionais. Você se tornará proficiente em compreender a legislação e sua aplicação em situações concretas, ampliando seu senso analítico e crítico em questões jurídicas relacionadas à contratação, seja na esfera pública, terceiro setor ou iniciativa privada.

Junte-se a nós e esteja na vanguarda da excelência profissional!

Como o curso funciona

O curso é totalmente online, realizado em uma sala de aula virtual com aulas ao vivo, proporcionando uma experiência semelhante à versão presencial.

Com uma carga horária total de 55 horas, o curso inclui:

  • 35 horas de aulas ao vivo, realizadas online em tempo real.
  • 20 horas de videoaulas, disponíveis para visualização sob demanda, permitindo que você as assista no horário mais conveniente para você.

Para quem se destina

O curso é direcionado a Agentes Públicos e profissionais do Terceiro Setor que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em licitações públicas e gestão de contratos. Destina-se tanto àqueles que já trabalham na área quanto àqueles que aspiram direcionar suas carreiras dentro da administração pública contratante. Além disso, é voltado para profissionais de empresas e organizações envolvidos em licitações e contratos com a administração pública ou o terceiro setor.

O curso também é indicado para outros profissionais que oferecem suporte aos agentes mencionados, como Advogados, Consultores, Compliance Officers e outros que prestam serviços para Empresas Licitantes.

*Recomenda-se ter conhecimentos jurídicos básicos ou noções gerais sobre a estruturação da administração pública e os requisitos para contratação com ela. Também são úteis conhecimentos sobre boas práticas e metodologias para implementação de programas de integridade na iniciativa privada.

Por que se inscrever

  • Sala virtual ao vivo
    Assista às aulas como se estivesse na sala de aula da LEC sem sair da sua casa. Interaja com os professores e com seus colegas de turma em tempo real por meio de um ambiente online exclusivo.
  • Material didático incluso
    Faça download da apostila especialmente desenvolvida para este curso, além de outros conteúdos extras para consulta no portal do aluno.
  • Grupo no WhatsApp
    Participe de um grupo de discussão exclusivo com professores e colegas de turma que incentiva debates e muito networking.
  • Turmas limitadas
    Este curso tem um limite de apenas 60 alunos por turma.

Garantia incondicional LEC
Inscreva-se agora mesmo e tenha 15 dias para testar o curso. Se por qualquer motivo decidir não prosseguir, a LEC devolve 100% do seu investimento.​​​​​​

*A realização do curso está sujeita à confirmação da turma e as datas podem sofrer alterações.

Aulas ao vivo (Sala virtual)

DIA 1

  • Legislação sobre licitação pública e contrato administrativo
  1. O regime “antigo” de licitação pública e contrato administrativo: a Lei nº 8.666/1993, a Lei nº 10.520/2002 e a Lei nº 12.462/2011;
  2. O regime de licitação pública e contrato das empresas estatais: Lei nº 13.303/2016;
  3. Regimes Próprios de Contratação;
  4. Vigência e Regime de Transição estabelecido pela Lei 14.133/21 e adequações à Legislação Correlata (CPC, Código Penal, PPP e Concessões Públicas);
  5. Práticas inovadoras na Gestão Pública voltadas às licitações e contratos.

DIA 2

  • Overview: Gestão Pública e do Direito Administrativo aplicável a Licitações e Contratos
  1. Abertura e apresentação professores
  2. Organização da Administração Pública e Competências Federativas em matéria de licitações e contratos;
  3. Princípios Constitucionais Administrativos e Ampliados da Nova Lei de Licitações;
  4. O Estado enquanto Contratante;
  5. Normas constitucionais sobre licitação pública e contrato administrativo.

DIA 3

  • Instrumentos Auxiliares de Licitação
  1. Credenciamento;
  2. Pré-qualificação;
  3. Procedimento de manifestação de interesse;
  4. Sistema de registro de preços;
  5. Do registro cadastral.

DIA 4

  • GRC aplicado a Licitações e Contratos
  1. Governança Pública e Governança Corporativa;
  2. Gestão de Riscos (Risk Based Approach) como Diretriz em todas as fases das Licitações e Controles Internos;
  3. As 3 linhas de defesa do art. 169 da NLLC;
  • Avaliação e Gestão de Riscos em Contratos Públicos
  1. Conceito de risco; Modelo COSO ERM e ISO 31000;
  2. Gestão de Riscos no contexto das contratações públicas;
  3. Análise de risco do metaprocesso de contratação pública;
  4. Etapas do Processo de Gestão de Riscos;
  5. Análise do contexto; Identificação dos riscos;
  6. Causas; Consequências;
  7. Avaliação dos riscos; Matriz de Riscos: probabilidade de ocorrência x impacto.

DIA 5

  • Avaliação e Gestão de Riscos em Contratos Públicos
  1. Resposta ao risco (mitigar, transferir, aceitar ou evitar);
  2. Tratamento dos riscos;
  3. Ações de preventivas;
  4. Ações de contingência;
  5. Plano de Tratamento de Riscos do Macroprocesso de Contratação;
  6. Cláusula contratual de matriz de riscos;
  • Oficina I: Avaliação e Gestão de Riscos em Contratos Públicos na prática
  1. Avaliação e Gestão de Riscos na prática.

DIA 6

  • Governança nas Contratações Públicas
  1.  Governança X Gestão;
  2. Importância e Compreensão do Planejamento Estratégico Organizacional;
  3. Planos de Obras, TIC, Sustentabilidade;
  4. Desdobramentos do Planejamento estratégico;
  5. Plano de Contratação Anual.

DIA 7

  • Estruturação e Segmentação de Compras
  1. Estruturação do Departamento de Suprimentos; Segmentação de compras; Definição de KPIs para monitoramento;
  • Oficina II: Estrutução e análise de critérios financeiros para licitações na prática
  1. Entendimento de metodologia de análise de demosntrações financeiras para entendimento da saúde financeira de fornecedores;
  2. Análise macro de balanços;
  3. Entendimento da estrutura e funcionamento das Demonstrações Financeiras;
  4. Entendimento das contas mais significativas;
  5. Entendimento dos principais índices e das formas para Análise do Balanço;
  6. Entendimento da estrutura e formação do DFC;
  7. Entendimento de índices Econômico-Financeiros.

DIA 8

  • Oficina III: Critério do menor dispêndio na prática
  1. Proposta apta a gerar o melhor resultado: Compreensão do critério do menor dispêndio.
  • Planejamento das Contratações
  1. Plano Anual de Contratações;
  2. Processo de Trabalho;
  3. Documento de Formalização de Demanda;

DIA 9

  • Fase Preparatória na licitação
  1. Elementos dos Estudos Técnicos Preliminares e demais conceitos relevantes;
  2. ETP e a jurisprudência dos Tribunais de Contas;
  3. Termo de Referência e Projeto Básico;
  4. Padronização e Pré-Qualificação;
  5. Elementos do Termo de Referência;
  6. Edital e pontos de atenção;
  7. Aprovação Jurídica, publicidade; etc.

DIA 10

  • Licitações para Micro e Pequenas Empresas
  1. Vantagens competitivas da Lei Complementar nº 123, interpretação e aplicação do Art. 4ª da Lei nº 14133;
  2. Privilégiuos e garantias em caso de Consórcios (art. 15,§ 2º);
  3. Manifestação de Interesse (art. 81,§ 2º - confusão com Start Up);
  4. Ordem Cronológica de Pagamentos (art. 1412, § 1º).
  • Lei Federal  nº 13.303, Compliance e Compras Públicas: Como promover uma governança eficiente
  1. Introdução à Lei nº 13303: Contextualização e Principais Aspectos;
  2. Objetivos e impacto da Lei nº 13303 no cenário das compras públicas;
  3. Interface entre a Lei nº 13303 e Programas de Compliance
  4. Papel do Compliance na prevenção de fraudes, corrupção e irregularidades em contratações governamentais;
  5. Boas práticas para garantir conformidade legal e ética em processos de compras públicas;
  6. Cases Práticos / Dicas.

DIA 11

  • Formalização dos Contratos com a Administração
  1. Conceito de contrato administrativo;
  2. Contratos regidos por legislação própria;
  3. Cláusulas contratuais necessárias no regime da Lei nº 14.133/2021;
  4. Garantia contratual;
  5. Programa de Compliance como critério para manutenção dos contratos;
  6. Meios alternativos de resolução de controvérsias;
  7. A formalização do contrato administrativo;
  8. Publicidade e Submissão do contrato aos órgãos de controle (Papel dos Tribunais de Contas).

DIA 12

  • Execução dos Contratos Administrativos
  1. Duração do contrato;
  2. Gestor e o fiscal do contrato administrativo;
  3. Avaliação da existência e efetividade do programa de integridade em contratações de grande vulto;
  4. Subcontratações;
  5. Cessão; recebimento e medição;
  6. empenho e pagamento;
  7. Alteração contratual;
  8. Equilíbrio econômico-financeiro;
  9. Extinção dos contratos.

DIA 13

  • Oficina IV: Gestão e Fiscalização de Contrato na prática
  1. ​​​​​​​Oficina de Gestão e Fiscalização de Contrato
  • Reequilíbrio, reajuste e repactuação de contratos públicos
  1. Reequilíbrio, reajuste e repactuação de contratos públicos

DIA 14

  • Controle da Administração Pública
  1. Modelo Tridimensional de Controle;
  2. Noções de Atos e Processo Administrativo aplicadas à Administração Pública;
  3. Poderes da Administração e o Sistema Sancionador na NLLC;
  4. A tutela penal das licitações e contratações públicas;
  5. O papel da Advocacia Pública e dos Órgãos de Controle na Nova Lei de Licitações e Contratos;
  6. O novo perfil (esperado) do Agente Público que atuará na licitação e na gestão do contrato; 
  7. Os necessários cuidados com os Conflitos de Interesse.

DIA 15

  • Infrações e Sanções Administrativas
  1.  Descumprimento contratual;
  2. Fraude contratual;
  3. Processo administrativo sancionador: Impugnações, Pedidos de Esclarecimentos e Recursos;
  4. Aplicação de leis correlatas;
  5. Sanções aplicáveis;
  6. Desconsideração da personalidade jurídica;
  7. Reabilitação;
  8. Programas de Compliance e a dosimetria das sanções;
  9. Programas de Compliance e a Reabilitação dos infratores, etc.

Aulas online (on demand)

Overview de Compliance - 2h00

  • Origens, Legislação Estrangeira e Brasileira e Metodologia da LEC; Compliance no Poder Público, nas Empresas Públicas (Lei 13.303/2016) e nas Empresas Privadas.

Contratação Direta - 4h00

  • Fundamento;
  • Modalidades de Contratação Direta;
  • Processo de Contratação Direta;
  • Dispensa de Licitação Pública;
  • Inexigibilidade de Contratação Pública;
  • Licitação Dispensável, Licitação Deserta ou Fracassada;
  • Compra de Medicamentos Especiais, Licitação Dispensada; 2.8. Fraudes em Contratações Diretas.

Modalidades de Licitações - 4h00

  • Critério determinante para a utilização das modalidades pregão e concorrência: bens e serviços comuns e especiais;
  • Concorrência;
  • Concurso;
  • Leilão;
  • Pregão;
  • Diálogo competitivo;
  • Outras modalidades em legislação especial, etc..

Procedimento da Licitação - 2h00

  • A estrutura procedimental da Lei nº 14.133/2021;
  • Licitação eletrônica e presencial;
  • Edital;
  • Saneamento de vícios;
  • O Contencioso nos processos de licitação: Impugnações, Pedidos de Esclarecimentos e Recursos.

Julgamento de Propostas e Habilitação - 2h00

  • Apresentação e análise das propostas;
  • Pontos importantes do Julgamento de propostas;
  • Programas de compliance como critério de desempate.

Contratação pelas Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista - Procedimentos e Peculiaridades da Lei 13303 - 2h00

  • Da Exigência de Licitação e dos Casos de Dispensa e de Inexigibilidade;
  • Disposições de Caráter Geral sobre Licitações e Contratos Com Estatais;
  • Das Normas Específicas para Obras e Serviços;
  • Das Normas Específicas para Aquisição e Alinação de Bens;
  • Procedimentos de Licitação;
  • Procedimentos Auxiliares: I - pré-qualificação permanente; II - cadastramento; III - sistema de registro de preços; IV - catálogo eletrônico de padronização;
  • Formalização e Execução dos Contratos;
  • Fiscalização pelo Poder Público e pela Sociedade. 

Programas de Integridade como exigência na contratação com a Administração Pública - 2h00

  • Legislações Estaduais e Municipais sobre a exigência de Programas de Integridade na contratação com a Administração Pública.